quarta-feira, 27 de maio de 2009

Ceder para Vencer

Ceder para Vencer

No início havia duas lendas, transmitidas de boca em boca durante milênios. Conta uma destas lendas, que certa vez, um menino chinês de nome Li-tei-feng, observou assustado como, durante uma tempestade, as maiores árvores eram arrancadas e os galhos mais grossos dobrados. Salvou-se apenas uma pequena arvorezinha. Ela simplesmente inclinou sua copa até o chão. Mas quando a tempestade parou de arrasar tudo na sua frente, a arvorezinha levantou a copa e estava lá, tal como dantes.
O local desta lenda - em algum lugar no centro da China - ainda hoje é considerado o local de nascimento do princípio do Judô "Ceder para Vencer". Outra lenda, de tradição japonesa, fala de um salgueiro e de uma cerejeira no inverno. Os galhos da cerejeira quebravam tal fósforos sob o peso da neve, enquanto que o salgueiro, flexível, cedia, fazia a neve escorregar e não lhe dava chance de pressioná-lo. Outra vez o mesmo princípio de "Ceder para Vencer". Pode ser que essas duas ocorrências apadrinharam - em algum lugar, alguma época de alguma forma - realmente o aparecimento e desenvolvimento do jiu-jitsu. Mas não existem provas de que realmente foi assim.
A referência mais aceitável sobre a possível origem do jiu-jitsu menciona que há mais ou menos 2500 anos chegou ao Japão, vinda da China, uma arte marcial que se baseava em arremessos e chaves que deram origem a uma luta denominada Nomi.
Depois de inúmeras adaptações a a proporção física do povo japonês essa arte evoluiu para métodos próprios e passou a ser conhecida por jiu-jitsu.


fonte: http://judoes.vilabol.uol.com.br/ceder_para_vencer.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário